1ª sessão ordinária do mês de setembro do ano de 2025
Ao primeiro dia do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e cinco, foi realizada de forma presencial a 1ª sessão ordinária do referido mês da câmara municipal de vereadores de Ipiranga do Piauí-PI. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente Paulo Cortez e secretariado pelo vereador Henrique Leal. O presidente saudou a todos e convidou o primeiro secretário para fazer a chamada dos senhores vereadores, estando ausente os vereadores João Olímpio Fernandes e Antônio Ribeiro, sendo assim foi declarada aberta a sessão, continuando com a palavra o secretário Henrique Leal leu a ata da sessão anterior e das matérias apresentadas, onde a mesma foi aprovada por todos os presentes. Em seguida foi aberta as inscrições para os vereadores usarem a palavra.
Com a palavra o vereador Jofran Lopes, em seu discurso primeiramente agradeceu a Deus, saudou a todos em nome do presidente da casa o vereador Paulo Cortez, falou dos requerimento que apresentou na casa legislativa para serem votados que foi o requerimento 01, que fala sobre a limpeza e reforma da quadra esportiva do bairro Alto Alegre, e o requerimento 02 que fala sobre a manutenção em geral da praça do bairro Cidade Nova, falou também sobre a problemática dos envenenamentos dos animais principalmente os cães e gatos.
Com a palavra o vereador Francisco Marcio de Sousa, em seu discurso saudou a todos em nome do presidente da casa o Vereador Paulo Cortez, leu uma frase reflexiva sobre o setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio, e deu entrada um projeto de Lei que institui a política municipal de prevenção ao suicídio e promoção da saúde metal no município de Ipiranga do Piaui.
Com a palavra o vereador Tiago Leal, em seu discurso deixou registrado a sua indignação ao descaso e a falta de humanidade por parte do secretario de Saúde do estado do Piauí, o Sr. Antônio Luiz ao desconhecimento quanto aos cidadãos e ao dever do estado sobre o assunto que se trata da incapacidade do mesmo estar a frente da pasta, o assunto se trata dos direitos das pessoas portadoras de epidermólise bolhosa que é um grupo de doenças genéticas e raras caracterizadas pela fragilidade da pele e mucosas, que levam à formação de bolhas após mínimos atritos ou traumas, muitas vezes já presentes no nascimento, que estas pessoas estão a mais de 4 meses sem receber insumos para o tratamentos do mesmo.
Com a palavra o vereador Henrique Leal, na sua fala o mesmo apresentou o requerimento sobre a reforma da praça que fica em frente a mercado público municipal, que irá beneficiar os comerciantes que nela trabalham, bem como as pessoas que a frequentam.
Por fim o Presidente fez suas declarações finais e declarou encerrada a sessão marcando a próxima para o dia 08 setembro de 2025.