1º de outubro - Dia Nacional do Vereador

Aqui em Ipiranga do Piauí a Câmara Municipal é composta por nove vereadores
1º de outubro - Dia Nacional do Vereador

Parabens vereadores

O vereador é o agente político eleito para um mandato de quatro anos. É o representante legítimo do cidadão. Faz o papel de ponte entre a população e o prefeito, aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências junto aos órgãos competentes.

A atuação do Poder Legislativo é fundamental para o fortalecimento da democracia, e o vereador, com seu trabalho, representa o primeiro elo da sociedade junto ao poder público. Reconhecido o “espelho da comunidade” e o ponto de referência dos anseios populares, o vereador atual tem, na verdade, uma responsabilidade social muito grande, que vai bem além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo. Por estar mais presente na comunidade, em contato direto com a população, é o vereador quem recebe diariamente toda a carga de reclamações e de pedidos diversos.02 ct.jpg

A origem da palavra “vereador” está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.Capa 1.jpg

Quem pode ser vereador

Segundo o art. 14 da Constituição Federal, pode se candidatar a vereador, quem: for alfabetizado; tiver nacionalidade brasileira; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estiver listado eleitoralmente; tiver domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano; for filiado há mais de um ano a um partido político e tiver no mínimo 18 anos (no dia da eleição).

A Câmara Municipal de Ipiranga do Piauí é composta por nove vereador: Neilon Carvalho (presidente – 2º mandato), Tiago Leal (vice-presidente - 2º mandato), Márcia Macedo (1ª secretária - 2º mandato), Filipe Borges (2º secretário - 1º mandato), Edivaldo Fontes (2º mandato, Henrique Leal (1º mandato), Lucas Cortez (Rufino - 3º mandato), Paulo Cortez (4º mandato) e João Batista (3º mandato).