João Batista apresenta Portal da Câmara

por ipg — publicado 25/09/2015 16h10, última modificação 25/09/2015 16h16
João Batista apresenta Portal da Câmara

Presidente João Batista dos Santos

Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira dia 24 de setembro, o vereador Presidente da Câmara Municipal de Ipiranga do Piauí João Batista dos Santos, apresentou o Portal de Noticias da Câmara Municipal com endereço eletrônico www.ipirangadopiaui.pi.leg.br.

A solenidade contou com a presença dos vereadores: João Batista dos Santos, Waldson Antonio Neiva de Moura  Santos Filho, Josenias Fernandes de Barros, Maria Dolores Pinheiro da Silva, João Olimpio Fernandes, João da Silva Fontes Neto e Paulo Cesar Cortez Vieira, do prefeito municipal Dr. José Santos Rego, secretários municipais, representantes de organizações não governamental e convidados, lotando assim o plenário vereador Osvaldo Marinho de Souza.

Em sua fala João Batista destacou o apoio do Senado Federal, através do Programa Interlegis, que visa à modernização das Câmaras Municipais, sendo que o principal objetivo é aproximação da comunidade com o Poder Legislativo, os demais vereadores destacaram a importância do Portal para a divulgação do trabalho e ações dos vereadores.

Já o prefeito parabenizou os vereadores, destacando o trabalho do atual presidente e disse que todos os órgãos públicos devem se adequar a legislação vigente e que a sociedade precisa estar por dentro das ações dos poderes públicos.

Além da historia do município, o portal tem noticias, galeria de fotos, vídeos, informações do processo legislativo e atendo a Lei da Transparência, uma seção especial onde esta disponível as informações contábeis como prestação de contas, balancetes, leis, contratos e atos administrativos.

O presidente explicou com fez adesão com o Senado Federal para a criação do Portal Modelo, bem como com o SAPL tem como finalidade apoiar as Casas Legislativas nas suas atividades relacionadas ao processo legislativo em geral, tais como: elaboração de proposições, recepção e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção atualizada da base de leis, entre outras. Ele também disponibiliza consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, proposições, matérias legislativas, normas jurídicas e outras. O SAPL facilita as atividades dos parlamentares, servidores da Casa e permite aos cidadãos acompanharem o andamento dos processos legislativos, além de pesquisar a legislação.

O SAPL proporciona melhorias no modo de organizar, arquivar e consultar as informações, pois essas atividades deixam de serem feitas utilizando meios físicos como papeis e fichas, para serem feitos em meio digital utilizando-se computadores, resultando em inúmeros benefícios como a redução no tempo necessário à execução das atividades, racionalização e eliminação de procedimentos redundantes, consultas diretas com uso de mecanismos de indexação de palavras, do conteúdo das ementas e dos textos integrais.

Dentre as suas funcionalidades podemos destacar a elaboração de proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção atualizada da base de leis, entre outras. Ele também disponibiliza consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, proposições, matérias legislativas, normas jurídicas e outras. O SAPL facilita as atividades dos parlamentares, servidores da Casa e permite aos cidadãos acompanharem o andamento dos processos legislativos, além de pesquisar a legislação sem a necessidade de locomoção até as Casas, tudo isso via internet.

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), torna mais fácil e eficaz a produção legislativa, abrangendo todas as etapas do Processo Legislativo

Waldson Filho
Waldson Filho disse:
25/09/2015 16h20
Parabéns a mesa diretora e ao Carlos Lopes pelo empenho de reestruturação da ética e moral da Câmara Municipal.
Comentários foram desativados.